terça-feira, 20 de julho de 2010

A História da empresa

A Feital Transportes e Turismo é uma empresa de transporte público. Fundada em 1986, como empresa de fretamento para funcionários na Ilha do Mocanguê, a Feital, sediada em Itaguaí, começou a operar linhas urbanas na Baixada Fluminense em 1992. Logo depois, a Feital adquiriu suas primeiras concessões de ônibus na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1997, quando foi primeira empresa de ônibus a estrear na cidade já com 100 veículos na frota.
Embora 1 ano atrás, a empresa teve uma péssima reputação: ganhando o apelido de "Fatal" entre os usuários, devido ao fato da frota ser antiga (a maioria dos ônibus da Feital era de carros da Marcopolo Torino GV, com mais de dez anos de fabricação) , além de outros fatores extra-frota. Ironicamente, nos tempos do fretamento de 1986, a Feital havia comprado carros novos da Ciferal Padron Alvorada 86. Alem de Torino GV, a frota contou com Marcopolo G6 Viale, incluindo carros com ar condicionado comprados da Auto Viação 1001. Em 2005 o Detro-RJ cassou as linhas Itaguaí x Marechal Hermes, Itaguaí x Padre Miguel, Bangu x Edson Passos, Canto do Rio x Rio da Prata e Itaguaí x Magalhães Bastos.
No final de 2008, a Feital entrou em crise, devido às sérias dificuldades financeiras.Linhas de

Ônibus operadas:

367 - Realengo x Praça XV ("Vendida" para a Transportes Campo Grande)

756 - Senador Camará x Alvorada (Via Barra Shopping)' (atualmente Operada pela Andorinha e Barra)

856 - Base Aérea de Santa Cruz x Marechal Hermes (Desativada)

875 - Sepetiba x Cascadura (Via Rod. de Cpo. Grande)


ULTIMAS NOTÍCIAS:
Dia 26 de janeiro de 2010 na garagem da empresa se encontram alguns de seus antigos ônibus e alguns carros recem chegados como pagamento da linha 367. A empresa está mudando a razão social para "Transportes Padre Miguel" e mantem o mesmo número de ordem (990xx), na tentativa de voltar a operar suas linhas originais.
As ultimas notícias são de que a Feital, já adquiriu e reformou os ônibus recém chegados (não temos certeza de onde vinheram), e estão com um ótimo estado de conservação. Os ônibus estão com a mesma pintura dos ônibus anteriores, mas estão com o novo nome da empresa que é "Transportes Padre Miguel". A empresa deverá voltar com as linhas 856-Base aérea de santa cruz X Marechal & 875- Sepetiba X Cascadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário